Locação de imóvel com imobiliária: o que você deve saber!

Locação de imóvel com imobiliária: o que você deve saber!

Investir em um imóvel para depois aluga-lo pode ser uma excelente alternativa para quem quer diversificar sua fonte de renda. No entanto, nem sempre alugar um imóvel é tão fácil ou tão simples quanto parece. Muitas vezes, contratar os serviços de uma imobiliária representa uma comodidade que compensa.

Antes de contratar uma imobiliária, contudo, é preciso estar atento à diversos detalhes durante o processo de locação. Para saber mais sobre quais são esses fatores que influenciam uma boa locação, ou podem transformá-la em um pesadelo, vale a pena conferir!

Seleção de potenciais inquilinos

Uma das principais atividades de uma imobiliária é prospectar e atrair interessados para a locação. No entanto, para que a locação não se transforme em um negócio de risco para o proprietário, muitas imobiliárias possuem um processo de seleção, que indicam que o inquilino é uma pessoa confiável e tem condições de arcar com o aluguel.

Como a inadimplência é um problema sério na locação, tomar todas as medidas tentando prevenir esse problema é um diferencial. Por isso, a imobiliária deve avaliar a documentação do inquilino e oferecer ao proprietário todos os dados que indicam que o negócio pode ser mais seguro.

Intermediação entre o proprietário e o inquilino

Uma imobiliária deve ter uma série de práticas visando conciliar os interesses de locadores e locatários. Revisões periódicas no imóvel para avaliar o cuidado do inquilino, facilidades nas formas de pagamento do aluguel, entre outras práticas, promovem um diferencial nos serviços, fazendo com que o trabalho de intermediação tenha mais qualidade e eficiência. Para quem pretende alugar o próprio imóvel, sempre vale checar o que exatamente são os serviços de intermediação e de que forma a imobiliária possui práticas ou facilidades que melhoram a qualidade do negócio.

Valor da locação

Quem aluga um imóvel por conta própria sabe que chegar a um preço justo do aluguel não é uma tarefa nada simples. Nem sempre o proprietário comum conta com bons dados de mercado para precificar o próprio aluguel e isso pode ser uma diferença entre um imóvel vazio ou alugado.

As imobiliárias possuem estudos e planilhas que ajudam na precificação. Sempre ao alugar um imóvel cheque a maneira como a imobiliária avalia os imóveis e de que forma realiza a precificação.

Cobrança do aluguel

Além de evitar problemas com a conservação do imóvel, por meio de visitas periódicas, a imobiliária deve auxiliar o proprietário a evitar a inadimplência. Uma boa forma de prevenir isso é avaliando o inquilino antes mesmo de celebrar o contrato de locação, além de oferecer formas mais fáceis de pagamento do aluguel. Boletos, conta para débito automático, entre outras medidas ajudam a diminuir a inadimplência.

Contrato de locação

Por fim, um ponto importante do aluguel é o contrato de locação. Esse documento evita uma série de problemas no futuro, trazendo tranquilidade tanto para proprietários quanto para inquilinos. Muitas imobiliárias possuem como praxe elaborar o contrato de locação. No entanto, é importante checar se o contrato foi revisado por um advogado e quais os cuidados que a imobiliária toma na elaboração do documento.

Antes de assinar o contrato de locação leia com atenção e, na dúvida, procure um profissional da área jurídica que possa esclarecer suas dúvidas. O contrato de locação sempre deve atender às exigências da Lei de Locação para que não seja considerado nulo. Portanto, é necessário prestar atenção antes de assinar o documento.

Um imóvel vazio é despesa para o proprietário e acaba se transformando em um mal negócio. Por isso, buscar formas de garantir o aluguel com rapidez é uma grande vantagem. No entanto, o processo de locação possui uma série de aspectos que merece atenção, especialmente para quem quer fazer dela um bom negócio.

Você pretende alugar um imóvel ou ainda quer investir na locação para diversificar sua renda? Tem dúvidas sobre o contrato de locação? Então, deixe seus comentários abaixo!

últimas postagens

Rolar para cima